sábado, 11 de fevereiro de 2012

Máquina de costura da avó/ Grandmother's sewing machine


Ainda com os pontos todos na caixinha. Muito completa, até tem o pé calcador para acolchoar. Todas as peças são robustas e pesadas, nada que se compare com as máquinas actuais. Depois de a ter encontrado a esta e a outra ainda mais velha, uma da avó e outra da bisavó, no sótão da minha avó, resolvi recuperar tamanhas beldades, ou não fosse eu louca por costura, antiguidades, velharias e afins. Depois de alguma procura encontrei quem as pudesse arranjar. Foram ambas limpas e afinadas, mas curiosamente, ou não, a mais velha funcionava na perfeição tendo precisado apenas de uma afinação. Era a máquina que a minha avó usava mais (que se diz, ser a máquina da bisa). Já esta SINGER estava completamente parada, apesar de ser antiga, tem indicações dos anos 60, já traz a função electrica, também esta arranjada, por também não funcionar.



Adoro a cor dela, é o chamado verde água e esta muito bem estimada. E há-de continuar assim. É uma máquina muito especial, primeiro porque era da avó e segundo porque é uma máquina todo o terreno. Arrisco mais a coser tecidos mais grossos nesta máquina do que na minha máquina do dia-a-dia, que apesar de ser excelente é aparentemente mais frágil, e não me tento a arriscar.

                               (Images: Martinha Martins)

Sem comentários:

Enviar um comentário