domingo, 5 de janeiro de 2014

Um incentivo ao Tricot

Aqui por onde eu ando as senhoras mais velhas ensinam por instinto, não se guiam por esquemas, nem papéis, olham para amostras, falam de pauzinhos em vez de pontos altos, e dizem malha do direito e malha do avesso. Por aqui onde eu moro inventam-se novos padrões sem se dar conta, o que torna esta arte que é uma distracção enquanto a janta se faz, ou enquanto a roupa seca no estendal, numa moda intemporal. A malha e a renda, como por aqui se chama está a ganhar uma dimensão que eu ainda não tinha reparado. Talvez se vivêssemos de forma mais calma e aproveitássemos melhor o tempo diminuindo o consumo de maiores espaços e de mais qualquer coisa déssemos conta da pureza daquilo que sai das nossas mãos.

Há dias, depois de ter perguntado como se faziam as "lérias e pilérias" em crochet uma senhora disse-me que "Com duas agulhas também se parece alguma coisa, começa com pontos na agulha de dois em dois (número par)  mata uma malha, dá uma laçada e mata duas e vai fazendo sempre assim!" e eu fiz... uma mini gola porque a lã, desta vez encontrada no "sótão" da minha mãe, 100% mohair, era um pequeno novelo, mas ficou super fofinha. E adorei! Fica disponível aqui durante algum tempo!!



1 comentário:

  1. Temos tanto a aprender com essas pessoas! A forma natural e humilde como transmitem os saberes e sem complicações :)

    ResponderEliminar