sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Temas cabeludos e o porquê de não entender a mente de algumas pessoas ....

Tema daqueles bem cabeludos, a depilação!!!

Fazer ou não fazer.... tirar tudo o que é pêlos?! Minha gente, mais uma vez impera o bom senso. Eu não vou fazer a depilação porque os profissionais vão ficar chocados com aquilo que vão ver ??(sou a única à face da terra com pelos querem lá ver?!), isso é pura estupidez, até porque segundo ouço dizer, na hora H a mulher está mais é preocupada com a depilação, diz que sim... ah ahhhhh!! Se me disserem (e eu sei que sim) que é por uma questão de higiene e beneficio na cicatrização de alguns tecidos aí sim, é válido... que se tire o excesso no caso de ser necessário tirar mais qualquer coisa no hospital e aí já se adiantou alguma coisita, sem dúvida que será menos embaraçoso, mas por favor, repito.... não me parece que seja assunto tabu nas maternidades o assunto dos pêlos. Como será que as mulheres nos tempos em que nem parteiras nem charlatões haviam, pariam? Falo em relação aos pêlos, ok!? É que em relação ao que evoluiu sou 100% a favor dos apoios necessários para a sobrevivência da mãe e do bebé!

Quero tanto ver-te grávida!!! (ahh???)

Não percebo, juro que não percebo. Vi duas grandes amigas minhas grávidas, umas duas vezes, e foi porque calhou... Nunca andei atrás de oportunidades para as ver. Pessoas que conheço dizem que gostavam de me ver grávida (malta eu tenho a mania da perseguição ok?) será que é por ser gordinha e acharem que a barriga não se nota? Será que foi por terem ouvido que eu tinha emagrecido em vez de engordar? (emagreci 11 kilos e vomitei umas cinco vezes durantes estas 36 semanas de gravidez porque estou com diabetes gestacional, logo mudei a dieta... no fundo vou continuar com ela, pois como tudo, mas controlo os hidratos de carbono). Não percebo esta pancada que as pessoas têm... lá está, são aquelas vontades estranhas de quem não tem mais nada para fazer! Ou então é uma daquelas coisas das pessoas antigas e aí temos de respeitar... É como o dizer aos bebés cheios de saúde, bem dispostos e com tudo de bom "ohhh coitadinho...", não vale a pena a indignação, as pessoas são mesmo assim e não fazem por mal (nem todas ;) ).


A escolha do hospital e a ideia errada que temos sobre o SNS...

38 semanas e 6 dias... ai vais de charola para Lisboa vais... há dias a falar com uma colega ela perguntou, então e nasce onde? Num hospital privado, respondi. Uau no mesmo que o meu... (?!!!) Sou enfermeira numa unidade de saúde pública com as suas lacunas, é certo, mas posso garantir que está preparada para muito (não para um parto diferenciado, mas para muito). Penso com orgulho nas senhoras que têm os filhos em casa, em ambulâncias, a meio do caminho... Estamos longe de qualquer hospital, nunca a menos de uma hora na melhor das hipóteses (a esgalhar e vamos sair daqui todos vivos), e sim os bebés continuam a nascer e sobrevivem, tal como as mães (talvez por isso o ministério não ache necessário abrir por aqui uma maternidade... um aparte, na unidade de saúde onde trabalho mais de metade das mulheres estão em idade fértil e a grande maioria tem, ou está para ter filhos).

Em relação ao privado vs público... e vamos fazer contas e pensar mais uma vez com bom senso. A mulher grávida tem várias hipóteses e de acordo com o sítio em que viver está safa, mais ou menos safa, ou lixada... Pode ser seguida no Centro de saúde onde está isenta de pagar taxas, o centro de saúde pode ter meios complementares de diagnóstico, ou não. O médico de saúde familiar não é especialista na matéria, (sabe muito e está alerta para aquilo que os especialistas não estão) passa exames para a grávida realizar noutro sitio (no hospital que normalmente está bem equipado). Se a gravidez for normal passa-se tudo como o processo mais natural do mundo, se a gravidez for de risco a grávida é encaminhada para um especialista... até aqui parece-me a melhor hipótese, só há um se não, normalmente este médico que segue a grávida (e o pré-natal é o mais importante) não acompanha a grávida no parto e aqui sim, é preciso sorte, ou se apanha um médico porreiro ou então uma besta andante... (existe a regra sem excepção e as coisas podem correr bem ou mal, na maioria correm bem)

A hipótese que também me faz sentido... ao não existir um seguro a mulher grávida vai a uma consulta a um médico particular, desloca-se minimamente e escolhe um médico que trabalhe num hospital mais ou menos perto e paga uma média de 80 euros por consulta. A acrescentar a isto o médico pode, ou não fazer ecografias (quando falo em ecografias não estou a falar daquelas que o médico faz só para vermos o bebé, mas sim das especificas 1º,2º e 3º trimestre) e assim a mulher grávida ainda se desloca sabe-se lá onde... Eu andei algumas vezes de um lado para o outro...

A hipótese do seguro/adse, deslocamos-nos aos grandes centros, se conhecermos alguém que nos encaminhe melhor, se não, podemos ir às cegas e aí é pura sorte... Uma ida a Lisboa com consulta (ir e vir) custará uma média de 70 euros, e como se sabe nunca vamos só à consulta, havendo mais oferta aproveitamos para ir ver qualquer coisa para o bebé. Isto uma vez por mês. Se formos à consulta num hospital podemos fazer logo todos os exames, se não ainda implica mais umas voltas no trânsito.

Para mim o mais importante é o acompanhamento durante a gravidez, saber que o bebé está bem, se está a desenvolver bem, que estamos a fazer os exames certos, a tomar os complementos, medicação certos, que somos encaminhados para outras áreas (no meu caso endocrinologia) e estar à vontade para fazer as perguntas mais estúpidas que existem ( e acreditem houve muitas). Era bom que esse mesmo médico nos acompanhasse no parto? Era excelente... ia haver muito mais baba e ranho, mas no meu caso, infelizmente não vai ser... (talvez seja só desta vez) pois existem uma coisita da qual eu não prescindo... da presença do marido sempre ali (é até não dar mais ;) )... Estar longe de casa e ainda por cima ter de ficar sozinha depois de um grande momento a dois (apesar do cansaço acredito que sim) desculpem, mas não me faz sentido nenhum... Já que esturrei pilim nestes anos todos em seguros agora vou aproveitar... (os seguros para fins de partos particulares, quando não se sabe bem quando isso vai acontecer, são muito lucrativos .... para as seguradoras claro! encarecem muitoooo!!!!)

Agora giro, giro (sem graça nenhuma) era nascer algures sem ser no sítio pensado... é que são 38s+6d ;)....

Depois conto...

* A princesa nasceu às 39 s+2 d... o nascimento e o pós parto dá outra publicação... descansem vou contar tudi tudi... 

Sem comentários:

Enviar um comentário